sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

LIVROS VS FILMES



 Meninas e meninos, apaixonados por livros e afins, quantas vezes na vida vocês se empolgaram com um livro a ponto de desejarem que fosse feita uma bela adaptação dele, só para poderem ver criando vida os personagens tão amados?
  Pois bem, muitas vezes o que era um sonho pode se tornar um belo pesadelo!
  Falarei aqui de um dos maiores pesadelos de um leitor, as adaptações de um livro.
  Assim como livros, filmes são minhas paixões, assisto a filmes todos os dias, e às vezes me deparo com filmes que foram adaptados de livros. Sempre que vejo esse tipo de filme, uma pontinha de tristeza invade meu coração, pois eu sempre sei que por melhor que seja um filme, ele nunca será parecido com um livro. Convenhamos, é impossível recriar um livro inteiro em duas ou três horas de filmes, mas certas adaptações acabam "cagando" o livro, a ponto de fazer pessoas desistirem de ler o livro.
  Farei aqui uma lista com os três filmes que na minha opinião "cagaram" nos livros e uma lista de três filmes que honraram o livro adaptado. Claro que esta lista será baseada em meus "conhecimentos" e opiniões, qualquer crítica e sugestão serão válidos!


FILMES QUE CAGARAM OS LIVROS:

1°O GUIA DO MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS
 Vi o filme logo após terminar a coleção e quase quebrei minha tv, fãs do filme não me levem a mal, mas se querem uma aventura verdadeira, leiam o livro!! Eles podiam ter feito um enredo mais bem bolado, não sei bem se misturaram todos os livros em um filme só, mas erraram em coisas cruciais, como por exemplo, os personagens principais Artur Dent e Ford Prefect, no livro estava escrito que Artur era moreno e Ford era ruivo, mas no filme fizeram ao contrário, quando vi aquilo, fui ler novamente o livro pois achei que tinha lido errado, mas estava exatamente como eu havia dito. Acho que errar nas características do personagem é o pior erro de todos.

2° COMER, REZAR, AMAR:
 O que dizer de um filme que transforma um livro que conta a história da busca espiritual de uma mulher, em uma comédia romântica da sessão da tarde? Eu havia visto o filme primeiro e amei, pois adoro esses programas de "mulherzinha", assisti, e até chorei no final, depois fui ler o livro. Conclusão, não odeio o filme, mas ele mudou completamente o sentido do livro, que conta a história de uma mulher de meia idade que encontra um novo jeito de viver a vida, uma nova linha de pensamentos, o livro envolve toda uma trama espiritual que no filme ficou muito por cima, deram mais atenção ao romance do que o verdadeiro espírito do livro. Na minha opinião, tiveram um foco diferente do filme em relação ao livro,o que não torna o filme ruim, mas decepcionante se comparado ao livro.

3°AMANHECER ( AMBAS AS PARTES):
  Deixemos o preconceito de lado, não gosto do termo modinha e sei que muitos consideram a saga crepúsculo uma modinha, mas convenhamos que exageraram um pouco ao adaptar o livro, principalmente no ultimo livro Amanhecer, que foi dividido em dois filmes e mesmo assim conseguiram cagar ainda mais a saga. Primeiro, o filme não cobriu as expectativas que eu tinha, pois assim que lançaram o eclipse, já estavam fazendo a propaganda do Amanhecer, que prometia ser o filme do ano, que fariam os críticos calarem a boca, tá o primeiro filme até que foi legal, mas os Trailers me deram mais emoção que o próprio filme em sí. A segunda parte do filme amanhecer, foi a que mais me decepcionou (não que eu esperasse algo melhor do que o livro, que já não me surpreende muito), o segundo filme contou com erros que pra mim foram cruciais para entrar nesta lista. Um dos erros foi o ápice do filme, a visão que Alice teve sobe a luta dos Volturi, e fãs da saga que leram o livro, lembram que Alice não teve a visão, que foi Renesmee quem mostrou aos Volturi o que aconteceria caso decidissem seguir com a guerra, essa mudança não era necessária e não custava nada o diretor ser um pouco fiel ao livro.


               FILMES QUE HONRARAM OS LIVROS

1º DESVENTURAS EM SÉRIE:
 A grande saga chamada Desventuras em Série é contada por um total de 13 livros e com apenas um filme o diretor Brad Silberling conseguiu passar a mensagem do livro. Particularmente é um dos meus livros preferidos, o diretor conseguiu dar sequência à história de um jeito que prende a atenção do telespectador sem bandidar a história para outros temas. Fiquei orgulhosa quando vi o filme, pois não me preocupei em ler o livro depois e me decepcionar. 

2° HARRY POTTER
 Digamos que os filmes do Harry são os queridinhos do povo, e muitas pessoas nem sabem que ele se originou de um livro (essas pessoas não sabem o que estão perdendo), nem preciso dizer o porque dos filmes terem sido sucesso de bilheteria, atores maravilhosos, enredo bem bolado, cenários e efeitos dignos de uma verdadeira história de bruxos, Harry Potter foi uma das sagas mais bem sucedidas em todo o mundo e o filme honra com todas as letras os livros que são o sonho de consumo de qualquer leitor assíduo.

3°UM DIA
 Tenho que confessar a vocês uma coisa, eu gostei mais do filme do que o livro, isso é quase impossível de acontecer mas aconteceu, quando li o livro o achei desgastante e repetitivo, desisti três vezes até terminar de ler, mas quando vi o filme, foi paixão à primeira vista. Este filme tem tudo a ver comigo, desde as músicas hindies até o figurino. Eu simplesmente me apaixonei pelo filme, ele foi fiel à história, que no livro apesar de repetitiva, era comovente e instigante. O fato é que o diretor conseguiu selecionar as melhores partes do livro e as contar de uma maneira mais dinâmica, assim o filme ficou bem mais fluente que o livro. Minha opinião, claro!

 Mas e ai? Quais são os filmes que mais te decepcionaram e os que mais te surpreenderam? Comentem e deixem suas críticas!



Bjos, Amanda.



Nenhum comentário:

Postar um comentário